titLepcom

Biomateriais

biomatman70

Biomateriais são materiais usados em contato com tecidos vivos no intuito de restaurar ou substituir tecidos danificados.

O desenvolvimento de biomateriais mostra-se fundamentalmente importante, no sentido que desse desenvolvimento prescreve-se uma melhoria no nível de vida das pessoas, representada por um aumento na expectativa de vida, na saúde em geral e no bem estar da população. Dessa forma, observa-se nos últimos anos um enorme esforço no intuito de se produzir novos dispositivos.

Uma pesquisa divulgada nos Estados Unidos mostra que mais de 5.000.000 (cinco milhões) de implantes são requeridos anualmente nos Estados Unidos e mais de 3.000.000 (três milhões) são requeridos anualmente na Europa. Estima-se que o mercado mundial associado à biomateriais envolva aproximadamente 35 bilhões de dólares anuais. Além disso, tal mercado apresenta uma taxa de crescimento de 11% ao ano, que demonstra o grande interesse e necessidade por este tipo de produto.

O caso brasileiro mostra-se muito mais dramático devido ao nível baixo de saúde da maioria dos brasileiros, representado pelos altos índices de mortalidade infantil e baixa expectativa de vida, em comparação à países do primeiro mundo. Além da necessidade de melhoria da saúde geral dos brasileiros, grande parte dos biomateriais usados no Brasil são importados e acabam por gerar gastos elevados por parte da Previdência Social. Desta forma, observa-se uma enorme necessidade de desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro na área de biomateriais como forma de atender às necessidades do povo brasileiro de melhoria da saúde geral e de redução de custos dos materiais envolvidos.

Cursos associados a  Biomateriais

O Núcleo de Desenvolvimento de Biomateriais (NDB) da UFMG vem, desde de 1998, oferecendo cursos em nível de pós-graduação para estudantes, pesquisadores e profissionais ligados ao desenvolvimento e aplicação de biomateriais. O NDB é coordenado pela Profa. Marivalda Pereira. Os cursos oferecidos regularmente na forma de disciplinas regulares do PPGEM disponibilizadas a alunos e não-alunos da UFMG são:

• Ciência de Materiais para área biomédica
  • Biomateriais

Linhas de Pesquisa do LEPCom associadas a Biomateriais

As seguintes são as linhas de pesquisa do LEPCom associadas ao desenvolvimento e avaliação de biomateriais:

Escola de Engenharia da UFMG - Bloco 2 - sala 2233
Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo Horizonte - MG